top of page

Que dia é hoje?

  • Foto do escritor: Tatiana Fiore
    Tatiana Fiore
  • 11 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

Essa é uma das perguntas mais comuns que um portador de TDAH faz num mesmo dia. É como se ele estivesse sempre perdido. Alguns especialistas dizem que o portador de TDAH tem seu próprio espaço-tempo. E mesmo que alguém responda depois de um tempo ele se perde novamente.


Os atrasos na vida do portador são constantes. É como se a vida passasse em slow motion e quando ele se dá conta se passaram 3 hrs e a pessoa apenas tomou banho, café e está atrasado para o trabalho. Parece que vai além de sua capacidade. Chegar atrasado nos lugares/roles/resenhas não é mais novidade para ninguém (isso se ele acertar o dia e aparecer).


Mas essa característica também os tornam excelentes funcionários. Pois quando iniciam uma tarefa tendem a ficar horas trabalhando até terminarem. Perdem a noção do tempo. São muito focados em seus afazeres (Bom, depois eu conto sobre a procrastinção).


Um grande desafio para um TDAH é a administração do tempo. Lidar com reclamações por seus atrasos os esquecimentos de compromissos por confundir a data se tornou rotina. Normalmente as pessoas acham que foi desleixo ou descaso. Mas o que para pessoas "comuns" é fácil de fazer para um portador de TDAH é um imenso esforço. E quando ele não consegue cumprir se torna um pesado sentimento de frustração e fracasso.


Felizmente existem algumas estratégias para amenizar esses problemas. Acredito que a mais eficaz é enganar o próprio cérebro. Se precisar estar em um lugar às 08:00 programe-se para chegar as 07:00. Isso fará com que chegue na hora ou pelo menos não muito atrasado. É tipo uma Gambiarra Mental.


Mas também seu lado bom. O TDAH consegue apreciar por mais tempo momentos que parecem pouco. Como por exemplo um nascer/pôr do Sol ou um nascer da Lua. Sensações únicas e eternizadas. O único problema é que ele nunca saberá "que dia foi isso".


ree

 
 
 

Comments


bottom of page