top of page

Cansaço Mental

  • Foto do escritor: Tatiana Fiore
    Tatiana Fiore
  • 14 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

Um portador de TDAH cansa a mente muito rápido. Debate, então, desgasta muito mais.

Para se ensinar algo para um TDAH é necessário manter o foco. Começar um assunto e se desviar dele durante uma aula é comparado ao ouvir uma música no último volume e o som ir abaixando até não se ouvir mais nada.


Se uma aula for dada por mais de uma pessoa provavelmente será muito difícil de se absorver muita coisa. Sua mente dará um start a cada vez que uma pessoa começar a falar e, com sua mente cansada, não conseguirá guardar muita informação. Às vezes a mente desliga, como se quisesse poupar energia. Pois parece que fica a mil por hora e prestes a explodir. Se desligar é como um mecanismo de defesa. Após um tempo a mente ligará e voltará a prestar atenção.


Não sou a favor de separar um TDAH de uma turma "normal" mas penso que ao lecionar é preciso ter sensibilidade para ensinar de um modo que o ajude a não perder o foco em sua aula. Visto que 5% da população brasileira tem TDAH a média é que em uma turma de 40 alunos existam pelo menos 2 com TDAH.


Outro ponto importante é que é muito difícil se concentrar em várias pessoas ao mesmo tempo. Também é ruim quando falam muito rápido. É um esforço mental muito grande. Passar um informação e dar um tempo para a pessoa pensar no que foi dito é muito mais eficaz. O ditado "menos é mais" faz todo sentido para um TDAH.


Analogias também não são os melhores métodos para ensinar um TDAH. Muito provavelmente ou ele vai viajar na história e perder o foco principal ou ele vai viajar bem longe e ao voltar se peguntar: "Do que essa pessoa está falando?".

Não vaguer no assunto é uma boa maneira de se concentrar na ideia central do que se quer passar e uma chance de que talvez o TDAH tenha prestado mais atenção na aula. Talvez.

 
 
 

2 Comments


bbbgqc2
Mar 27, 2024

Será sempre o grande amor da minha vida. M.h

Like

mcamilafh
Mar 28, 2023

Legal , tenho ouvido ultimamente muito sobre esse distúrbio ( TDAH) e tendo oportunidade de conhecer e conversar com adolescentes com ela .. Empátia foi o que senti ! Quero saber mais como ajudar !

Like
bottom of page