top of page

Não sou burra! Tenho TDAH

  • Foto do escritor: Tatiana Fiore
    Tatiana Fiore
  • 28 de abr. de 2019
  • 3 min de leitura

Quem tem TDAH sabe o que é ser chamado de lento ou lerdo. Isso machuca. E muito. Muita das vezes os mais próximos são quem mais magoam.



ree

Algumas pessoas pensam que quem tem TDAH é estupido simplesmente porque falam as coisas com poucas informações e acham que é suficiente para qualquer um entender. Mas o portador de TDAH precisa de mais detalhes. Eu sei que para alguém que não tem o transtorno talvez seja óbvio que quando alguém diz: "Tinha um leitão em cima da mesa" pode vir em mente que o leitão está assado com uma maçã na boca e tudo, mas para alguém com TDAH isso é um prato cheio para imaginar como poderia ser o leitão. Vivo, de cera, de pelúcia, e por aí vai. Às vezes a mais óbvia que é assado vai ser a ultima a passar pela mente de um TDAH. E fazer perguntas para entender como estava o leitão já é suficiente para acharem que a pessoa é lenta, ou seja, "burra".


É muito difícil tentar explicar porque será chamado de chato, detalhista, e continuar com a fama de lento pois todos que estão presentes entenderam, menos você.

Então podem argumentar: " Não chamei de burro e sim de lento". Mas vamos esclarecer uma coisa: "Burro" é um animal. E acredito que ninguém é chamado de burro por ser fisicamente parecido com ele. Uma pessoa é chamada de burra porque acham que ela tem o raciocínio lento. Então chamar alguém de lento é dizer que o raciocínio dela esta em slow motion. A intenção é a mesma de chamar de idiota, imbecil, estupido, etc.


A vida inteira fui chama de detalhista e metódica. Minha mãe falava que eu sempre queria tudo nos mínimos detalhes. Minha irmã achava que eu fazia de propósito. Minha família não tinha paciência comigo. Se irritavam porque achavam que eu estava debochando deles.

Muitas vezes passei por essa situação e me magoei. Algumas vezes acreditei mesmo que eu era burra. Eles não entendem que na sua mente passa várias opções e às vezes você não consegue entender porque precisa de mais informações para escolher uma. Às vezes a melhor opção (o que é usado por muitos) é fingir que entendeu e deixar p'ra lá.


Uma vez me disseram: " Eu acho você inteligente mas é meio lenta para entender as coisas". Parece uma contradição. Acho que essa pessoa não sabe a definição de inteligência.

Mas então eu percebi que mesmo que a pessoa seja "burra" é errado agredir verbalmente alguém por ter uma capacidade intelectual menor que a sua. Quem não consegue racionar tão rápido quanto o outro não tem culpa por isso e não deve ser julgado e ofendido. É como se a burrice dos outros causasse irritação. Acaba sendo um pouco de arrogância também, porque todo mundo tem um momento em que não raciocina bem, seja por cansaço mental, por não estar prestando atenção ou apenas porque é algo além da sua compreensão mesmo.

Mesmo assim as pessoas chamam o outro de burro como se fossem pensar: "É mesmo. Estou errado. Preciso deixar de ser burro". Isso não existe. E nessa hora que eu me lembro do Chaves, que sempre adorei, mas me lembro dos seus personagens chamando uns aos outros de burros. Isso com certeza fez com que a nossa geração crescesse achando que isso não era nada demais, mas com certeza traz consequências psicológicas.


Devemos ter paciência com quem não entende tão rápido aquilo que falamos. Ninguém tem culpa da sua capacidade intelectual de processamento e absorção. E ofender não o tornará mais inteligente. Só o fará se sentir inferior.

E eu fico pensando, como alguém pode me chamar de lenta só porque não imaginei que o leitão em cima da mesa estava assado quando consigo entender perfeitamente leis da física que a maioria não entende?!

Inteligência é respeitar a limitação do outro da mesma forma que gostaria de ser respeitado.

 
 
 

1 Comment


Romulo Fiori
Romulo Fiori
Jun 09, 2019

EU TE DISSE...❤

Like
bottom of page